História do Pão Blog

A Marina de Albufeira onde está localizado o Snack Bar Restaurante História do Pão

Desenvolver uma vocação natural para a náutica de recreio foi, desde sempre, uma aspiração das gentes de Albufeira. Com um extenso litoral, o Concelho de Albufeira não teve durante muitos anos um equipamento adequado a este importante segmento da atividade turística.

Foi então que, em 2003, a Marina de Albufeira se apresentou como um complexo turístico e de lazer, com características estruturantes, não só para o concelho como para toda a região. Atualmente, fruto da sua conceção e funcionalidade, constitui um contributo decisivo para a requalificação da oferta turística do Algarve. Com o cunho arquitetónico do Arquiteto Tomás Taveira, o planeamento urbanístico a cargo do Professor Sidónio Pardal e um paisagismo particionado pela Broadway Malyan, a Marina de Albufeira possui a qualidade, ousadia e a inovação que a colocam como uma referência no panorama global da arquitetura nacional e internacional.

Construída em terra, no interior da Várzea da Orada, a Marina de Albufeira é impar no país, pelas suas características e localização, no “coração” turístico do Algarve. Albufeira encontra-se a 5 minutos das principais vias rodoviárias e a pouco mais de 30 km do Aeroporto Internacional do Algarve.

Esta infraestrutura náutica, conjuntamente com o programa POLIS, trouxe à cidade de Albufeira uma nova dinâmica e um novo polo de atração, cuja projecção futura terá uma maior afirmação com a construção do Passeio Marítimo Pedonal, que efetuará a ligação da Marina à zona antiga da cidade – Praia dos Pescadores, infraestrutura em desenvolvimento e cuja fase de projeto já se encontra concluída.

Com características impares na náutica de recreio, a Marina de Albufeira possui 475 postos de amarração para embarcações de dimensões até aos 32 metros, sendo esta uma das infraestruturas mais seguras e abrigadas de Portugal. A Marina de Albufeira encontra-se ainda dotada com todas as infraestruturas necessárias para a prestação de um serviço de apoio de qualidade, onde se destaca um estaleiro de reparação e assistência técnica a embarcações de recreio, equipado com o Travel Lift de 70 Ton e uma grua de 6,7 Ton, seis boxes de reparação operadas por entidades credenciadas, bem como, de quatro oficinas de maiores dimensões para a reparação de grande envergadura.

Destaca-se do empreendimento, o elemento estruturante que caracteriza toda a sua envolvente, a marina. Esta é dotada de 475 postos de amarração para todas as classes de embarcações da náutica de recreio e conta também com as estruturas necessárias à prestação de serviços de apoio de qualidade, incluindo a construção de um Clube Náutico com instalações de óptima localização sobre o espelho de água.

Dispõe de um “travel-lift” de 70 toneladas para embarcações com boca até 6,7 metros, de uma grua de 6 toneladas e de oito boxes de reparação operadas por entidades credenciadas, bem como, de quatro oficinas de maiores dimensões para as reparações de grande envergadura.

É de salientar também, a presença dos principais operadores Marítimo-Turísticas, dada a particular beleza que a costa de Albufeira confere ao Barlavento Algarvio e a existência dos inúmeros pesqueiros desportivos localizados ao largo da costa. Para além da marina propriamente dita, o empreendimento conta ainda com um conjunto de equipamentos, que na sua globalidade estão repartidos em quatro grandes vertentes:
Turística
Comercial
Habitacional
Lazer, Cultural e Desportiva (2ª fase)

Vertente Turística

Duas unidades hoteleiras de luxo com um total de 590 quartos
Um aparthotel com 75 apartamentos
Um aldeamento turístico com 220 apartamentos
Um parque de estacionamento coberto para 1100 viaturas
Um clube náutico
Marina para 475 embarcações
Amarrações para motas de água
Actividades marítimo-turísticas
Ciclo via
Circuitos pedonais

Vertente Comercial
Constituída por 26.000 m2 de área comercial destinados a:

Restauração, bares e similares;
Serviços de apoio à exploração turística;
Lojas de comércio tradicional;
Serviços completos de apoio à náutica de recreio.

Vertente Habitacional

390 Apartamentos residenciais e de 2ª habitação;
133 Moradias uni familiares
Estacionamento
Vertente Lazer, Cultural e Desportiva
Constituída por 7.500 m2 de área coberta repartida em: espaço criança, juvenil e sénior, contemplando sala de espectáculos, exposições, “health-club”, “bowling”, desportos radicais, entretenimento temático e electrónico, jogos tradicionais, “baby-sitting”, “press center”, loja de música e jogos, livraria, “fast-food”, etc;
Um Jardim Romântico com 20.000 m2 de área descoberta
No campo desportivo contará com 2 campos de futebol de dimensões internacionais e vários “courts” de ténis.


fonte: administração da Marina de Albufeira

Search the Blog

On line

Temos 3 visitantes e 0 membros em linha